5 dicas para fornecer um excelente serviço aos clientes

comunicoffee_assessoria_comunicacao_marketing_digital_campinas_04Atender bem ao cliente é uma das melhores maneiras de se fortalecer a reputação de uma marca, mesmo que esse consumidor não venha comprar um produto hoje, ele pode retornar amanhã ou indicar a sua empresa para outras pessoas, se tornando assim uma maneira poderosa de diferenciar o seu negócio da concorrência e incentivar o seu público-alvo a escolher o seu negócio para adquirir um produto ou serviço.

Os princípios por trás de um bom serviço ao cliente são simples, mas muitas empresas não conseguem incorporar essas ações simples em seus relacionamentos com clientes e ficam aquém quando se trata de fornecer um excelente e memorável serviço ao seu cliente.

Neste artigo, iremos falar sobre algumas maneiras de prestar um excelente serviço ao cliente, tornando a sua marca conhecida por ser uma empresa que se preocupa de fato com o seu cliente e sua satisfação. Acompanhe-nos!

Forneça múltiplas linhas de comunicação

Parte do bom atendimento ao cliente é ser acessível à ele, seja via formulário de contato em seu site ou loja física, seja por meio de WhatsApp ou Página nas redes sociais, é necessário que os seus clientes atuais e potenciais consigam se comunicar com você, tirando eventuais dúvidas cujas respostas serão decisivas para fechar ou não negócio com vocês.

Assim, você deve fornecer três ou mais das seguintes formas de contato: SAC, E-Mail, WhatsApp e Página em alguma rede social, mas não basta apenas disponibilizá-las, você deve monitorar de forma constante, evitando deixar a pergunta do consumidor no vácuo, o tempo de demora no retorno de uma resposta é o mesmo tempo que ele pode levar para ir no concorrente. Por exemplo, se você tem uma loja de carro em Campinas e um cliente está interessado em um determinado veiculo no estoque, não faz sentido demorar uma semana para responder ao contato dele, nesse mesmo tempo o cliente pode ir em outra loja e fechar negócio. E esse exemplo não é tão fora da realidade, não seria preferível responder rápido e garantir uma venda?

Responda rápido

Demorar para responder o contato de um cliente não custa somente uma potencial venda, mas pode também prejudicar a reputação de sua marca, produto ou serviço. Assim, você também precisa ser responsivo às suas perguntas, comentários, feedbacks e reclamações, mesmo que seja um “recebemos o seu contato e estamos avaliando uma solução para o seu problema”, isso será melhor do que deixar o seu cliente no vácuo, essa é uma das maneiras mais fácil de falhar na construção de uma relação entre seu negócio e seus clientes.

Assim, independente se o Feedback for positivo ou negativo, você deve ter todo um processo de resposta que aborda cada cliente individualmente em tempo hábil. O tempo de resposta perfeito para responder dependerá do seu negócio, seus clientes e seus produtos e serviços. Uma boa regra é fornecer algum tipo de resposta dentro de dois dias úteis, mesmo se for uma declaração dizendo ao cliente que você recebeu seu pedido e estará de volta em contato com mais informações em breve.

Não fique na defensiva

Certamente você conhece o provérbio “o cliente sempre tem razão”. Bom, isso pode não ser inteiramente verdade em cada situação, mas no mínimo o cliente sempre pensa que está certo. Se você entender isso e tentar se colocar no lugar do cliente, procurando compreender o motivo de sua irritação, terá melhores ferramentas para lidar com o problema que originou a queixa, ao mesmo tempo que se mostrará mais disposto a ouvir o que um cliente irritado ou desapontado está querendo dizer, sem o desmerecer ou sem fazer ele se sentir ainda mais nervoso. Assim, evite tomar uma postura defensiva e procure compreender as motivações do seu cliente.

Peça Feedback

É extremamente importante saber o que os seus clientes pensam de sua marca, produtos e serviços, como eles acham que você pode melhorar e se eles recomendariam ou não a sua empresa para os outros e porque sim ou não, são essas opiniões que te ajudarão a definir os próximos passos em suas estratégias de negócio

Há várias formas de se pedir feedback ao seus clientes, como informalmente, durante uma conversa, ou criar uma pesquisa estruturada e a disponibilizar em sua empresa física ou site. A chave é usar qualquer feedback que você receber para melhorar o seu negócio, melhorar a experiência dos clientes e minimizar o potencial de insatisfação futuro.

Também é uma boa ideia sempre agradecer a seus clientes pelos feedbacks e compartilhar os resultados com a sua equipe para que todos tenham as mesmas informações ao identificar áreas de melhorias.

Se foque na relação, não na venda

Um dos principais objetivos de sua empresa pode ser gerar um fluxo de receita impressionante, mas como você vai conseguir isso se não pensar no cliente? Não tem como, para vender você precisa ter clientes, e para ter clientes você precisa se focar na sua relação com eles, o que também contribuirá para a reputação de sua empresa, produto ou serviço, uma vez que os clientes felizes sempre voltam e tendem a recomendar você para outros clientes, aumentando cada vez mais o seu alcance junto ao público-alvo e gerando novos relacionamentos à longo prazo, o que contribuirá para você alcançar o seu objetivo de gerar um alto fluxo de receita.

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Jornalista e Publicitário graduado pela PUC-Campinas e com passagem por agências de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa, possuo certificado de Inbound Marketing emitido em 2016 pela HubSpot e expertise no uso de estratégias de planejamento de comunicação. Atualmente presto consultoria em Assessoria, Fotografia, Redação e Revisão.

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Publicado em Atendimento ao cliente, Geral

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