Descubra 4 benefícios do Marketing de Conteúdo para pequenas empresas

comunicoffee_assessoria_comunicacao_marketing_digital_campinas_06Você possui um negócio local mas não consegue atrair muitos clientes e acredita que nem mesmo os moradores da sua região sabe da existência dela? Acha que investir em marketing tradicional é caro, dispendioso e válido somente para grandes multinacionais, e não para empresas de pequeno porte ou profissional autônomo? Se você tem um destes pensamentos, é hora de começar a pensar em investir em Marketing de Conteúdo, uma forma acessível de ganhar posicionamento nos agregadores de buscas e redes sociais e, consequentemente, visibilidade para a sua marca, produto ou serviço. Neste artigo, te apresentaremos 4 benefícios do Marketing de Conteúdo para pequenas empresas, nos acompanhe!

Por que pensar em Marketing de Conteúdo?

Um investimento constante em Marketing de Conteúdo é uma maneira acessível de garantir que a sua marca, produto ou serviço não seja ignorado pelos seus potenciais clientes, é mais garantido que você terá retorno em vendas quando produz materiais que o seu público-alvo deseja ler e se informar mais do que apenas empurrar promoções, como se o seu site fosse apenas um classificado online.

O Marketing de Conteúdo se concentra na comunicação com o cliente e na distribuição de informações com a intenção de envolver um público-alvo e promover não somente a conscientização da marca, mas também o engajamento, em tempo de redes sociais as pessoas gostam de compartilhar boas experiências e bons conteúdos, se você investir em artigos relevantes, informativos e que contribuirão de alguma forma para o crescimento pessoal ou profissional de seu cliente, a sua marca começará a construir uma relação mais humana e sólida com os seus consumidores, aumentando a fidelidade e colaborando com a divulgação boca-a-boca.

Reforça a conscientização de sua marca

Uma chave para uma estratégia bem sucedida de Marketing de Conteúdo é a consistência. Publique conteúdo novo regularmente para criar várias oportunidades para o seu mercado-alvo ver o nome de sua empresa, o que é melhor ainda quando essa visibilidade é associada com material de qualidade, informativo, útil e relevante. Esta é uma das muitas maneiras de se destacar da sua concorrência, solidificando o seu nome como referência.

Consolida uma reputação como líder

Se você é um profissional autônomo, como um dentista que atende em consultório próprio em Campinas, como se destacar diante de outros 10 dentistas que atuam em um raio de 5km de distância? Simples, através da construção de uma reputação de líder, de especialista no assunto, alguém que realmente entende o que faz e que tem algum diferencial em sua prática, como um tratamento mais humano ou uma técnica inovadora…

E o Marketing de Conteúdo ajuda nisso, mantenha o seu site, página do Facebook ou canal no Youtube sempre atualizados com novos materiais, com dicas que podem até parecer simples para você mas que muitos procuram, como “dicas sobre a escovação correta dos dentes”, isso vai ajudar a solidificar o seu nome, construirá a sua reputação profissional e o fará se destacar no meio destes 10 dentistas que atuam na mesma região.

Incentiva o compartilhamento de informações

Lembra a dica acima, de “dicas sobre a escovação correta dos dentes”? Esse é um tipo de conteúdo que será facilmente compartilhado nas redes sociais, servindo como uma poderosa ferramenta de divulgação boca-a-boca ou click-to-click. E quando mais conteúdo compartilhável você criar, mais tráfego gerará para o seu site, página do Facebook ou canal do Youtube e, consequentemente, mais pessoas conhecerão a sua marca, produto ou serviço.

Aliás, de nada adianta você investir em campanhas pagas, como anúncios no Facebook ou Links Patrocinados no Google, se essas ações não direcionarem para conteúdo útil, relevante e que possa ser compartilhado de forma orgânica por quem viu seu anúncio, é jogar dinheiro fora, não funciona como “mensagem subliminar” na timeline do Facebook se não tiver nada útil.

Assim, invista em conteúdo de qualidade e compartilhável primeiro para depois pensar em campanhas pagas para promover esse conteúdo, algo que também irá alavancar ainda mais o posicionamento de sua marca nos agregadores de busca, pois um dos elementos que eles levam em conta para a ordem de exibição dos resultados é a credibilidade construída por seu site, o que só se constrói com material de qualidade e que as pessoas realmente se envolvem e compartilham.

Mantém o seu site sempre atualizado

Seu site parece preso no passado, com informações desatualizadas e até mesmo trazendo produtos que você nem vende mais? Se sim, a chance de você perder potenciais vendas a cada acesso é elevada. Em tempo de redes sociais, é necessário dinamismo, e uma página do Facebook sem conteúdo novo desde 2015 ou um site que parece ter sido construído em 2013 para nunca mais ser atualizado vai espantar os potenciais consumidores, que não se sentirão motivados e nem envolvidos.

E envolvimento é a palavra-chave nos negócios hoje em dia, a reputação de uma marca é construída pela noção de envolvimento que ela gera na mente dos seus potenciais clientes, e o Marketing de Conteúdo ajuda muito nisso, mantendo o seu site sempre atualizado e trazendo um fluxo constante de visitantes, que perceberão que sempre encontrarão coisas novas para ver, aprender e compartilhar, gerando cada vez mais uma relação sólida que o motivará a consumir o seu produto ou serviço.

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Jornalista e Publicitário graduado pela PUC-Campinas e com passagem por agências de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa, possuo certificado de Inbound Marketing emitido em 2016 pela HubSpot e expertise no uso de estratégias de planejamento de comunicação. Atualmente presto consultoria em Assessoria, Fotografia, Redação e Revisão.

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Publicado em Geral, marketing digital

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