As 8 melhores estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas – Parte 1

Se você é um profissional autônomo ou proprietário de uma pequena loja, um restaurante local ou um café frequentado por estudantes universitários, certamente você está sempre procurando maneiras de aumentar as suas vendas sem prejuízos ao bolso. Neste artigo, você confere 8 das melhores estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas, ações que colaborarão muito com o crescimento do seu negócio sem prejuízo às suas finanças!

Defina um objetivo e um orçamento

O primeiro passo para adotar uma ação de Marketing Digital efetiva é ter metas claras. Defina qual é o prazo e objetivo. Por exemplo, duplicar o número de unidades vendidas de um determinado produto em um prazo de 6 meses. Feito isso, quando você está disposto a investir para alcançar esse objetivo? Esse montante é total ou mensal? Ter essas duas coisas em mente ajudará a traçar o caminho a ser percorrido e conter uma sangria desnecessária de dinheiro em ações que não levarão a nada.

Pagar para ganhar

Você já ouviu falar daquela frase “No Pain, No Gain”, muito usada por frequentadores de academias e adeptos do Fitness? Essa frase pode ser adaptada ao mundo dos negócios: Se você quer ganhar dinheiro, deve investir dinheiro, sem pensar que está gastando algo, você está ganhando na verdade.É melhor você direcionar R$ 250,00 por mês em um conjunto de ações fortes de Marketing Digital que te trará R$ 1.500,00 de retorno do que deixar a grana parada e se lamentando que não está vendendo muito.

É assim que o Marketing funciona, e não é diferente no âmbito digital. Se você quiser ter um impacto positivo nas suas ações de comunicação, é preciso direcionar parte do seu orçamento para ações como anúncios no Google Adwords e Facebook Ads, produção de conteúdo orgânico e patrocinado para redes sociais, manter o seu site e blog institucional sempre atualizado, entre outras ações que trarão um retorno maior do que o orçamento inicial. Lembre-se: o retorno é proporcional ao montante investido, quando mais você investir, mais retorno terá.

Isso é de fundamental importância quando se trata do Facebook, por exemplo. Vamos supor que você tem um negócio em Campinas com atuação concentrada em uma determinada região geográfica. Configurando a campanha no Facebook, vê-se que há um potencial de atingir 25.000 pessoas, porém se você investe apenas R$ 25,00 por mês, só 1% deste público potencial verão a sua campanha… Isso siginifca 24.750 potenciais vendas desperdiçadas.

Não parece mais tão vantajoso pensar em investir pouco, não?

Coloque a sua empresa no mapa

Dentre os vários serviços oferecidos pelo Google para empresários, um se destaca quando se trata de negócios locais. Vamos pegar um exemplo real, em Campinas, quando você procura por Sorveteria no Google, a primeira coisa que você verá é um mapa com a localização das sorveterias.

Porém, eu sei que em determinada rua de Campinas existe uma sorveteria, mas ela não aparece nesse mapa. E se não aparece, como novos clientes vão descobrir ela? Muito próvavel que eles acabem indo para algum concorrente… Por isso, tire proveito desta funcionalidade e coloque a sua empresa no mapa, não é difícil e nem onera o bolso!

Escolha a Rede Social mais adequada para seus objetivos

Ao coneçar a investir em Marketing Digital, existe um ímpeto inicial de querer aparecer em todas redes sociais, geralmente de forma gratuíta, como se isso fosse garantir que, de alguma forma a sua empresa terá um tetorno. Porém, isso não é bem verdade, cada rede social tem um perfil específico de uso, de linguagem e de público, e esses três ítens podem não ser coerentes com os seus objetivos ou com a proposta de sua empresa.

Por exemplo, você tem uma pequena sorveteria local em Campinas. Dificilmente você vai conseguir ter um retorno divulgando ela no LinkedIn, mas o Instagram ou o Facebook, mais dinâmicos e que permitem o uso de imagens, se mostram mídias fortes para engajar novos clientes, chamando-os para aproveitarem as altas temperaturas e curtirem um sorvete caseiro…

Agora, se você tem uma empresa especializada em aluguel de veículos para frotas empresariais, o LinkedIN e o Facebook têm apelos fortes, principalmente pela possibilidade de se criar conteúdos sobre “a vantagem de se terceirar a frota de sua empresa” e coisas similares, mas isso não funcionará no Instagram.

Por isso, ao pensar em investir em Marketing Digital, controle o impulso de querer aparecer em todas as redes sociais, procure analisar como cada uma dela funciona e quais tem mais a ver com a sua empresa e seus objetivos de divulgação.

É isso pessoal, espero que tenham gostado das 4 primeiras dicas sobre as “13 melhores estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas”, semana que vem têm mais! Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha algo a comentar, não hesite, fale logo abaixo e até a próxima!

 

 

 

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Jornalista e Publicitário graduado pela PUC-Campinas e com passagem por agências de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa, possuo certificado de Inbound Marketing emitido em 2016 pela HubSpot e expertise no uso de estratégias de planejamento de comunicação. Atualmente presto consultoria em Assessoria, Fotografia, Redação e Revisão.

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2 comentários em “As 8 melhores estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas – Parte 1
  1. […] semana passada, nós começamos a falar sobre as 8 melhores estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas, com dicas essenciais para empresários e profissionais autônomos que buscam por maneiras de […]

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