4 exercicios que impulsionam a confiança criativa

Se você trabalha em uma profissão criativa, como WebDesign ou Publicidade, muitas vezes você tem que encarar dúvidas sobre a sua própria capacidade em um momento ou outro. O perfeccionismo é a desgraça da existência de qualquer profissional criativo, a busca pela perfeição leva à insegurança constante sobre a qualidade de seu próprio trabalho, o que causa uma paralisia criativa e torna-o desmotivado. E isso é um grande problema quando a criatividade é responsável pelo seu ganha-pão.

Para lidar com essa insegurança e confiar cada vez mais na sua capacidade de criar novas idéias e desenvolver novos projetos, elaboramos uma lista com 4 exercícios que impulsionam a confiança criativa.Acompanhe!

Saia de sua zona de conforto

Aprenda novas habilidades, procure evitar ficar preso àquilo que sabe fazer. Se o seu forte é a escrita, procure entender ler sobre Fotografia, se você é WebDesigner, passe a aprender Culinária, se você é um pintor, experimente poesia. A primeira vista, esses itens parecem dispersos, mas quando mais você se envolver com nessas novas habilidades, perceberá que elas darão ferramentas para que você adquira mais confiança nas suas capacidades criativas.

E o melhor é que você não precisa necessariamente se tornar um especialista no novo campo, você só tem que experimentá-lo e se comprometer com a experimentação sem auto-julgamento, isso fará com que a sua mente flua melhor e te ajudará a ver novas perspectivas que pode usar para fazer o trabalho de sempre, te dando um novo norte e quebrando as barreiras da insegurança.

Assim, desafie-se a tentar uma nova habilidade fora de seu campo por 30 dias. Faça uma aula, leia um livro sobre o novo assunto, ou apenas pesquise por materiais para ler e assistir na internet. Não importa como você vai se aprofundar nessa nova habilidade, contanto que você se comprometa com isso plenamente e com a mente aberta.

Estabeleça Check-lists

Outra maneira de vencer a insegurança e aumentar a confiança criativa são os Chek-Lists diários. Existem inúmeros aplicativos que auxiliam nessa tarefa, como o Wunderlist, e são maneiras eficazes de lidar com a falta de confiança, pois permitem definir metas pequenas, atingiveis e que, quando marcadas como “completa”, não só colaboram com a produtividade e ajudam a completar grandes projetos, mas também dá mais lberdade criativa.

Isso acontece porque, segundo o coaching de carreira Marty Nemko, “ao estabelecer uma lista de tarefas, você vai saber de antemão tudo que precisa fazer e liberará o seu cérebro para usar a sua criatividade”, ao contrário do que ocorreria se você não estabelecesse um passo a passo do que fazer, gastando preciosos minutos decidindo o próximo passo ou ação a ser tomada, além de estimular a produção da Dopamina, o produto químico que nos faz feliz. Ao estimular os níveis de dopamina através dos Check-lists, você passará a se sentir bem sobre a realização de suas tarefas e se sentirá confiante para seguir em frente.

Adote um processo de trabalho mais flexível

Você sabe em que momento do dia a sua criatividade parece aflorar mais? E em que momento você parece mais disposto a absolver novos conhecimentos? Procure analisar e descobrir como o seu cérebro funciona durante o dia e adote um processo de trabalho mais flexível, estipulando as tarefas mais adequadas para cada momento. Por exemplo, enquanto algumas pessoas desenvolvem textos de forma mais dinâmicas pela manhã, outras se sentem mais impelidas em planejar o seu dia nesse periodo e escrever durante a tarde. Como funciona para você? Projete um ritmo novo de trabalho que se adeque ao seu funcionamento cerebral.

Porém, projetar um processo em torno de seu trabalho não significa que você precisa criar uma programação rigorosa para si mesmo ou colocar expectativas intensas sobre a sua produção diária. Indo de nenhum processo claramente definido para um processo super-rigoroso de uma hora para a outra não é realista e você corre o risco de se decepcionar.

Quando colocamos expectativas irrealistas sobre nós mesmo para aderir a horários criativos estruturados, geralmente só acabamos ficando loucos co nós mesmo quando não conseguimos cumprir essas altas metas de imediato. Isso prejudica a nossa confiança criativa e nos faz sentir que não somos disciplinados, talentosos ou produtivos o suficiente. Então adote essa nova postura com cautela, não decida que, como você escreve melhor em determinado periodo do dia, a partir de amanhã vai produzir 2 textos naquele período, comece com 2 textos por semana e vá aumentando, sendo que muitos coachees afirmam que, para manter um novo hábito, ele deve ser repetido na mesma dose por pelos menos 21 repetições.

Construa novos hábitos

E por falar em hábitos, as vezes construir um novo hábito, mesmo que aparentemente sem relação ao seu objetivo, pode te ajudar a cumprir a meta de ser mais confiante em relação á sua criatividade. Por exemplo, você decidiu que escreve melhor à tarde e planeja as tarefas para o dia seguinte à noite. Que tal usar a manhã para construir um novo hábito, o de cuidar da sua saúde? Estabeleça um objetivo pequeno e mensurável, como caminhar todas as manhãs, quando você perceber que está conseguindo manter esse hábito, vai notar também que se sentirá mais confiante para produzir durante a tarde.

Construir hábitos, mesmo não relacionados diretamente à criatividade, pode ajudá-lo a desenvolver mais confiança em seu trabalho e aumentará a sua produtividade global. Assim, comece por cultivar rituais diários positivos que você realmente vai se responsabilizar em manter, como regar uma planta, passear com seu cachorro todos dias, caminhar pelo quarteirão de sua casa…  Tudo isso te trará mais confiança e permitirá que você desenvolva seus trabalhos criativos sem cair em barreiras mentais.

Anúncios

Jornalista e Publicitário graduado pela PUC-Campinas e com passagem por agências de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa, possuo certificado de Inbound Marketing emitido em 2016 pela HubSpot e expertise no uso de estratégias de planejamento de comunicação. Atualmente presto consultoria em Assessoria, Fotografia, Redação e Revisão.

Marcado com: , , , , , , , ,
Publicado em Produtividade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: