5 dicas de fotografia que ajudarão a vender o seu carro!

Um dia você resolve vender o seu carro, seja por necessidade financeira, seja para investir em um imóvel ou comprar outro veículo. Ao procurar os principais sites especializados em veículos usados, você percebe que não está sozinho.Uma pesquisa realizada no WEBMOTORS apontou a existência de mais de 185 mil carros usados anunciados, 55 mil destes por particulares. São veículos demais não? E, a menos que você tenha uma Ferrari ou algo do tipo, tem um veículo identico ao seu à venda.

Mas, não se preocupe, acompanhe o nosso artigo e descubra como boas fotos podem ser determinantes para que o futuro comprador veja o seu anúncio!

 Abaixo, um exemplo prático. Destes 3 veículos anunciados, todos médios na faixa dos 25 mil à 35 mil, qual você pensaria em clicar para obter informações?

como fotografar carro para vender 1

O proprietário do primeiro Corolla realizou uma boa composição, tornando o carro mais atraente, buscando ângulo e iluminação que destacasse a cor e fazendo com que o veículo se sobresaísse em um mar de veículos semelhantes anunciados. O segundo carro também é um Corolla, porém está mal posicionado e sujo, nem dá para ter uma noção precisa da cor. Já no terceiro anúncio, você consegue dizer qual é o veículo a venda?

As diferenças entre as imagens são nítidas, e sem dúvida o primeiro anunciante tem mais possibilidades de receber cliques e ligações de interessados do que os outros 2.

Assim, se você está pensando em vender o seu carro, siga as dicas abaixo e torne o anúncio de seu veículo ainda mais atraente para os potenciais compradores!

Mantenha o seu carro limpo

Essa dica vale não somente para a hora das fotos, mas também para o tempo todo em que o veículo estiver anunciado, pois você não sabe quando vai aparecer um interessado em vê-lo. Ao tirar as fotos do carro, procure valorizar o estado de conservação dele, destacando a sua pintura e os detalhes da carroceria, como na primeira foto do Corolla acima, cuja pintura parece de carro zero km.  Veja abaixo dois exemplos de anúncios de um mesmo modelo, um está sujo e outro limpo:

como fotografar carro para vender 2

Quando o carro aparece limpo em sua foto de chamada para o anúncio, como na segunda imagem,  já transmite a impressão de ser um veículo bem cuidado, além de ser possível observar detalhes da pintura, se há marcas de batidas ou se o carro está coerente com a quilometragem apresentada. Um detalhe à observar nos 2 casos acima: o carro limpo é 3 anos mais antigo do que o sujo, mas parece mais novo.

Valorize a iluminação natural, mas cuidado com o horário

Procure fotografar o seu carro no começo do dia ou ao entardecer ou em dias nublados. Nesses períodos, a luz do sol não incide de forma direta ajudando a reproduzir com fidelidade a cor de seu carro, sem provocar reflexos excessivos e valorizando as linhas e o estado de conservação. Veja alguns exemplos de fotos tiradas em bons horários e que destacaram os veículos:

como fotografar carro para vender 3

Todos esses veículos foram fotografados em momentos onde o sol estava propício para valorizar as cores e linhas do veículo, essa dica funciona tanto para tons sóbrios, como preto, quando para as mais chamativas, como o vermelho e azul. Alias, quando mais rara for a cor de seu veículo, mais a correta iluminação natural ajuda, permitindo ter uma noção mais precisa da tonalidade.

Escolha uma locação que valorize o seu carro

É comum ver fotos tiradas em garagens apertadas e escuras, mostrando apenas pedaços do veículo e afastando potenciais compradores, que não terão ideias se o carro está conservado ou batido, por exemplo. é possível tirar fotos boas nestes ambientes, como você verá mais abaixo, mas, se possível, esteja preparando para mover o seu carro, procure um cenário que tenha espaço suficiente para fotografá-lo por inteiro, e que seja livre de distrações, Lembra aquela foto do Subaru Impreza?

subaru-impreza-2.0-4x4-16v-gasolina-4p-manual-wmimagem18285325186

O cenário, aparentemente um parque, até poderia ter sido interessante, mas os carros ao fundo tiram a atenção do objetivo central. E nem é preciso procurar um cenário digno de filmes, uma rua arborizada, bem conservada e sem muito trânsito ou um estacionamento são locais que permitem compor fotos de inúmeros ângulos sem problemas de aparecer elementos que possam se destacar mais do que o seu veículo, como você pode ver nas imagens abaixo.

como fotografar carro para vender 5

Inclusive a última, do Hyundai Veloster, mostra que é possível aproveitar garagem de prédio para boas composições. Nestes anúncios, os cenários foram escolhidos de forma que os veículos aparecessem por interior, sem elementos que desviem a atenção, nem mesmo o fato de ter um Mercedes de mais de R$ 300 mil próximo ao Corsa Classic (primeira foto) se destaca, o foco é o carro a venda e nada mais. Aliás, não é problema aparecer outros veículos perto do que você está vendendo, apenas é preciso evitar a sensação de que estão todos amontoados. E todas tiveram cuidados com o enquadramento.  Já nas imagens abaixo a conversa é outra:

como fotografar carro para vender 6

Na primeira, é impossível saber qual é o carro que está sendo anunciado (e mais porque realmente não dá para perceber que se trata de um Chevrolet Cruze na foto), a segunda tem um problema semelhante somado ao sub-aproveitamento do espaço, e isso que o carro parece estar em um estacionamento vazio. Já a terceira foto teria ficado boa se tirada do outro lado, sem os pilares obstruindo a visão

Se posicione corretamente para as fotos

Ao escolher o cenário para fotografar o seu carro,  tente clicá-lo em um terreno plano ou cujo aclive/declive seja leve, evite locações onde o carro pareça despencar pela via, e procure o melhor lugar em que você pode ficar para captar os melhores ângulos possíveis dele.  É importante ficar distante do veículo, de forma a conseguir enxerga-lo por inteiro, e evite tirar fotos muito de perto, para evitar distorções como a imagem abaixo, onde o veículo parece espremido:

ford-ranger-3.0-xlt-4x4-cd-16v-turbo-eletronic-diesel-4p-manual-wmimagem18513193214

Tire muitas fotos

Dificilmente tirar apenas uma foto vai ser suficiente para o anúncio de seu veículo, e muitas delas ficarão borradas na hora do clique ou aparecerá um elemento indesejado do nada. Assim, faça proveito do cartão de memória de sua câmera digital e tire muitas fotos. Procure os melhores ângulos possíveis, varie a posição do carro, acenda e apague as luzes, realmente tire muitas fotos, isso aumentará a probabilidade de se obter excelentes registros, e é sempre melhor garantir que você terá imagens aproveitáveis do que voltar outro dia e repetir todo o processo fotográfico.

Seguindo essas dicas, você poderá criar anúncios marcantes para o seu carro nos classificados online, aumentando a chance de vendê-lo rapidamente.

Tem mais alguma dica que gostaria de compartilhar? Deseja ter mais informações de como compor boas fotos de seu carro? Deixe o seu comentário!

Anúncios

Jornalista e Publicitário graduado pela PUC-Campinas e com passagem por agências de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa, possuo certificado de Inbound Marketing emitido em 2016 pela HubSpot e expertise no uso de estratégias de planejamento de comunicação. Atualmente presto consultoria em Assessoria, Fotografia, Redação e Revisão.

Marcado com: , , , ,
Publicado em fotografia, Geral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: