Os erros mais comuns de E-Mail Marketing

O Marketing Digital não cuida somente do gerenciamento de redes sociais e produção de conteúdo para sites e blogs, também é responsável pelas ações de E-Mail Marketing. Porém, você sabe quais são os erros mais comuns que fazem do que uma campanha vá para o lixo, sendo confundida com SPAM?

Acompanhe o nosso artigo e descubra como evitar os erros mais comuns do E-Mail Marketing!

A importância do E-Mail Marketing

O E-Mail Marketing é uma das ferramentas mais essenciais no planejamento de uma comunicação de Marketing, sendo etapa fundamental ao definir uma ação de Inbound Marketing, por exemplo.

A base de clientes e interessados é um ativo de marketing formidável, que permitirá estender a comunicação com os clientes atuais e potenciais de uma forma contínua, convencendo-o cada vez mais a adquirir um produto ou serviço e mantendo a sua fidelidade para a com a sua empresa, principalmente por se tratar de um meio de comunicação pessoal, assim é necessário saber como dialogar com a sua base de clientes através das mensagens de E-Mail Marketing.

Enviar apenas ofertas

Esse é um dos principais problemas que fazem com que uma ação de E-Mail Marketing vá direto para a lixeira do seu público-alvo. Um E-Mail que traz apenas ofertas, sem dialogar com o leitor, e muitas vezes trazendo produtos que não despertam nenhum interesse equivale à uma versão digital dos panfletos distribuídos em semáforos, de forma desorganizada, sem conteúdo pensado para um público específico…

Distribuir milhares de e-mails com ofertas é um desperdício de tempo e recursos, ninguém quer receber apenas promoções e, além disso, muitas destas campanhas são totalmente enviadas em formato de imagens, que nem sempre são bem vistas pelos servidores de e-mail e também prejudicam o carregamento em aparelhos celulares. Assim,, procure sempre mesclar conteúdo em texto e imagens e ser interessante sempre, sem pensar em oferecer apenas ofertas a esmo.

Não oferecer conteúdo útil

Se a sua empresa manda apenas ofertas nas campanhas de E-Mail Marketing, está desperdiçando uma chance enorme de construir relacionamento de qualidade. A dica é ser relevante e oferecer algo verdadeiramente importante para o seu cliente oi possível cliente, e existem milhares de formas de ser interessante. Cada contato via E-Mail é uma oportunidade de gerar valor para a sua marca, mas também pode ser algo de pouca eficácia se você quer apenas empurrar produtos e serviços.

Fazer SPAM

Do que adianta você conseguir uma Mailing com milhares de E-Mails de Leads para disparar ofertas. As vezes, o resultado até vem, porém o retorno é baixo e você pode sofrer efeitos colaterais e queimar a marca da sua empresa. Alem de ser deselegante, há 2 problemas: esse tipo de uso das Mailings trazem dois problemas: Muitas vezes trata-se de uma listagem desatualizada e quem recebeu e porventura abriu o seu e-mail jamais pediu para recebê-lo. Um exemplo é quando uma empresa especializada em decoração de imóveis localizada em Divinópolis, Minas Gerais, começa a enviar mensagens para um suposto comprador de um imóvel naquela cidade, com propostas para ele decorar o seu apartamento. O problema é que a pessoa que está recebendo a mensagem reside em Alagoas e nunca ouviu falar de Divinópolis ou qualquer imóvel. Chance desperdiçada da empresa de decoração em fechar negócios efetivos.

Usar um sistema arcaíco para enviar os E-Mails

Além de trabalhoso e chato, enviar as suas Newsletter ou E-Mail Marketing por um sistema arcaico de E-Mail ou não preparado para mandar um volume grande de mensagens fará com que o tempo dispendido na tarefa seja em vão. Por exemplo, se você enviar uma Newsletter para 500 contatos via GMAIL, você deixará de ter informações relevantes, como taxa de abertura e cliques, quem abriu e as que horas, que ação tomou (se excluiu ou clicou num link), e até mesmo se o servidor do destinatário barrou a mensagem ou não. Assim, priorize serviços como MailChimp e BenchMark, os quais permitirão um trabalho mais preciso e onde você pode criar, facilmente, várias segmentações com a sua base de dados.

 Não persistir

É muito comum: a empresa inicia, por sí própria, o trabalho de divulgação, faz um esforço danado, mas o resultado não vem como o esperado, em geral porque foram cometidos muitos dos erros já expostos neste artigo, e simplesmente desiste. Não persistir e não ter uma frequência de divulgação são outros 2 erros de E-Mail Marketing que minarão o relacionamento de sua empresa com os seus atuais e potenciais clientes. A divulgação, que seria semanal, passa a ser de 15 em 15 dias, depois vira mensal e depois… só volta a aparecer para desejar um “Feliz Natal”, após você ficar meses sem enviar novos Newsletters… A construção de uma marca e, mais importante, do relacionamento entre você e seu cliente se faz com frequência e persistência, portanto é importante definir uma periodicidade e segui-la à risca.

Não ter uma frequência de divulgação é outro erro que minará o relacionamento da empresa com seus atuais e potenciais clientes,

Considerações finais

Relacionar-se com a base de clientes de forma frequente e relevante é uma das formas mais interessantes e baratas de se manter próximo de clientes e interessados em seus serviços e produtos. Pense sempre em como você pode ser relevante e útil ao seu cliente ou possível cliente. Pessoas têm o hábito estranho de valorizar quem os ajuda. Então… mãos à obra, os ajude para ser ajudado

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Jornalista e Publicitário graduado pela PUC-Campinas e com passagem por agências de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa, possuo certificado de Inbound Marketing emitido em 2016 pela HubSpot e expertise no uso de estratégias de planejamento de comunicação. Atualmente presto consultoria em Assessoria, Fotografia, Redação e Revisão.

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Publicado em E-mail Marketing

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